Destaque, Papo de Preta

QUEM VAI BOICOTAR A GLOBO?

24 de maio de 2018

Que a mídia é racista, disso nós já sabemos, mas depois de ler alguns discursos sobre boicotar a Globo nas últimas semanas. Me senti obrigada a abrir esse assunto de uma forma mais realista, já que nós militantes atuais que vivemos 100% da nossa vida na internet achamos bem simples dizer ao nosso grupo de amigos viciados em Netflix que eles precisam parar de assistir a Globo. 

Depois que eu entrei na faculdade de Publicidade entendi muita coisa sobre a mídia no Brasil. Então bora entender que a questão é mais profunda do que apenas desligar a TV?

Os negros não estão na TV mas consomem a TV

Antes de qualquer coisa, quero te mostrar alguns dados da última pesquisa da SECOM – Departamento de Pesquisa de Opinião Pública no Brasil:

– 63 % da População assiste TV. Sendo o meio mais utilizado. Em segundo lugar vem a Internet com 26%. (Ou seja, ainda temos mais pessoas com acesso a TV do que com acesso a internet. );

2 – Os jovens de 16 a 25 são MINORIA em assistir televisão. (Óbvio que isso vem pelo impacto de nossa realidade ser mil vezes  digital);

3 – A maioria das pessoas que assistem TV são analfabetos ou possuem o ensino fundamental incompleto. ( Será que essas pessoas estão preocupadas em boicotar a Globo?);

4 – A maioria que assiste tv se declaram pretos, pardos e indígenas; 

5-  A maioria possui um salário de até 880 reais e vivem na periferia (  Será que o nosso discurso está chegando até essas pessoas? )

O problema é só a Globo?

Não é só a Globo, mas a TV não nasceu pra ser nossa amiga e nos ajudar com problemas sociais. Ela tem como intenção nos distrair, nos tirar a capacidade de questionamento e de conhecer as pessoas melhores do que elas mesmas. Então será que a nossa ideia de boicotar está atingindo o real público alvo da TV?

Deixa que essa eu respondo:

 

Notícia retirada do site Observatório da Televisão*

Por mais que todos nós estejamos postando e postando sobre a falta de negro na novela, ela está indo muito bem obrigada. E eu sei que muitos de nós estamos desligando nossa TV pra não dar ibope, então quem está? As pesquisas ai em cima já te respondem isso né?

A MILITÂNCIA NÃO CHEGOU PRA TODO MUNDO!

Precisamos entender que nem todo mundo está no nível de consciência em que estamos. Precisamos entender que a nossa fala precisa urgentemente atravessar a internet e alcançar a massa popular. Enquanto isso não podemos nos fingir de cegos para a mídia racista que nos rodeia.

Enquanto eu desligo a minha TV tem uma família preta na periferia achando legal a novela das nove. Desligar a TV pode funcionar sim, mas para que exista um real efeito temos que começar a CRIAR CONSCIÊNCIA nas outras pessoas. Quando tivermos uma população que aprende a questionar, que não se contenta mais com porcarias televisas, ai sim boicotar diminuirá a audiência dessas emissoras.

O que você vai dar pra alguém que desligou a TV? 

Beleza, você não assiste a Globo, mas assiste a Record que fez um Egito Branco, O SBT que contratou o repórter que xingou a Ludmilla de macaca. Ah não mas aí você vai pra Netflix assistir La Casa de Papel que não teve um negro. E agora? Que tal darmos inícios a reprodução de conteúdos dos nossos?

Boicotar e Ocupar

Meu sonho mesmo é criar algo só nosso, ter uma programação nossa, um canal nosso. Eu quero ocupar mais, não quero só desligar a TV. Quero ocupar a TV, quero voz, quero representatividade em todos os cantos e lugares que nem nós mesmos podemos imaginar.  E isso só vai ser possível quando começarmos a olhar além do nosso grupo de amigos, além da nossa rua e enxergar que ainda tem muita gente precisando entender melhor como esse movimento todo funciona.

Nós precisamos criar consciência e sei que alguns já estão fazendo isso. Então é fácil nossa geração não querer assistir a TV. Nós amamos a internet,  só que ainda existem casas que tem como único material de ”entretenimento” a TV. De inicio nossa preocupação deveria ser com quem ainda assiste a TV e não com a emissora. Nós por nós certo?!

 

Se você conhece programas, canais de Tv, canais no Youtube, Aplicativos, Grupos de estudos que estão tendo como foco gerar conteúdos de qualidade e com representatividade. Deixe aqui nos comentários e vamos nos enriquecer!<3

 

Fontes:

http://pesquisademidia.gov.br/#/Geral/details-917https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/audiencia-da-tv/2018/05/com-fuga-de-luzia-da-prisao-segundo-sol-vai-bem-e-atinge-pico-de-34-pontos-no-ibope

https://dausacker.wordpress.com/2016/02/14/10-estrategias-de-manipulacao-em-massa-utilizadas-diariamente-contra-a-populacao/

https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/audiencia-da-tv/2018/05/segundo-sol-tem-semana-de-estreia-melhor-que-o-outro-lado-do-paraiso-no-pnt-veja-numeros

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/cultura-de-massa-cultura-popular/48831

Você Também Pode Gostar De