Papo de Preta

Orgulho de ser branco é racismo?

17 de junho de 2017

Esses dias estava passando pelo Facebook e uma pessoa do grupo do qual participo postou tal coisa: Orgulho de ser negro = empoderada X orgulho de ser branco = Racista.
Eu achei engraçado que nos comentários a maioria dizia coisas do tipo ” concordo, não posso gostar de ser branco?”.
Fiquei pensando e resolvi escrever sobre isso:

Quando nós temos orgulho de algo é que, sabemos que o orgulho é aquilo que te mostra gostar do que você é quando os outros não concordam com isso. Um exemplo claro: Se alguém está dizendo que tem orgulho em ser gay, é porque ele sabe que a maioria da sociedade o rejeita e não acha isso motivo para se orgulhar. Logo você percebe que quando alguém diz “olha eu tenho orgulho de ser tal coisa”, ele está demonstrando que diferente do que a sociedade diz, ele se aceita ou gosta daquilo.

Conseguiu entender o raciocínio? Você precisa entender isso para continuar a ler.

Quando alguém diz que tem orgulho em ser negro ela está dizendo que, mesmo com a sociedade destruindo a imagem do negro diariamente, mesmo as revistas e televisão não nos dando tanta visualização, mesmo sendo a maioria no meio dos mortos e dos pobres, mesmo com a ridicularização que fazem da nossa pele, nossos traços ou nossa cor. Mesmo com tudo isso nós temos orgulho de ser quem nós somos, temos orgulho de ter nascido assim, mesmo que a maioria diga o contrário.

Já ouvi coisas do tipo ” além de ser pobre e feio é preto, não teve sorte coitado“. E é pra esse tipo de pessoa que estamos dizendo “ei meu caro tenho orgulho de ser preto ok?” Ou seja ” gosto disso e vivo bem com isso.

Ok, mas em relação ao branco?

Não vejo problema nenhum em você gostar de ser branco, azul, amarelo. Nós temos que nos amar mesmo, mas aonde está o problema em ser branco pra você olhar pra mim e dizer eu tenho orgulho em ser branco e quero ser chamado de empoderado por isso. Me diga porque ser branco é tão discriminado que você precisa gritar que sim, você tem orgulho de ser? Me conte o tamanho da descriminação que já sofreu por ser branco?
Não acho que gostar de ser branco te torna um racista, só acho que não entender o porquê do negro ter que bater no peito pra se aceitar, é motivo de você querer se igualar a essa luta.

É como se além de todos os privilégios que vocês possuem, vocês não conseguissem entender a luta do negro. Nós já sabemos o quanto à sociedade endeusou o branco, até Jesus virou branco, os anjos são brancos, na TV a maioria é branca e vocês sofrem alguma dificuldade por isso? Não.
O empoderamento nasceu de uma baixa estima dos negros, estamos tentando mostrar para nossas crianças que mesmo com os coleguinhas humilhando a cor dela, ela deve se sentir orgulhosa de ser quem ela é, que as mulheres negras possam aceitar seus cabelos, os homens negros possam andar sem julgamentos na rua e etc.

Ame a cor da sua pele, seja ela qual for, mas não tente diminuir a luta do outro, algumas cores de pele trazem um peso muito maior do que outras, respeite isso.

You Might Also Like