Destaque, Papo de Preta

Como você vê o homem negro?

28 de novembro de 2018

Um homem negro tem família, tem sentimentos, tem sonhos, tem planos, tem carreira e profissão.

É difícil falarmos sobre esse assunto primeiro porque não é o meu lugar de fala e segundo, tenho que contradizer tudo aquilo que a mídia diz para vocês o tempo todo: O homem negro não é bem visto perante a sociedade.  

Antes de entrarmos nesse assunto tão simples mas que é dito como complexo, quero deixar algumas falas que já ouvi aqui:

CEO de uma empresa

“Estava em um hotel e todas vezes que iria entrar os seguranças me barravam e me perguntavam se eu realmente estava hospedado ali… até que pedi pra que tirassem uma foto minha e avisasse a todos os outros seguranças de que sim, eu estava hospedado lá”.

Um adolescente

“ Eu fui atravessar a rua para comprar doce no bar e quando virei as costas haviam viaturas e armas apontadas para mim”.

Um pai de família

“ Levei minha sobrinha no parque e todos começaram a me olhar feio e estranho como se eu fosse um pedófilo ou estava sequestrando a menina”.

Uma mulher branca em um salão de cabeleireiro

“ Eu gosto de negão, meu próximo namorado vai ser um… – Huum já sei porque você quer um negrão… kkkk ‘’

Essas falas reforçam como a sociedade olha para um homem negro e acredito que esteja na hora de nós mulheres ajudarem SIM a desconstruir essa imagem entre nós e para os outros.

Nós temos homens negros com profissão, com família, com amigos, que levam sua vida normalmente sem estarem envolvidos com o tráfico ou coisas do tipo. Temos homens negros que são ótimos pais, responsáveis e possuem um lar. Temos homens com sentimentos, em relacionamento sério, casando, noivando e que querem mais do que ser visto como um objeto sexual. Temos adolescentes estudando, tendo sonhos, procurando empregos e que não querem ser confundidos com bandido por sua cor. Temos atletas, designers, advogados, atores, engenheiros, dentistas e etc, que são negros. Só que a mídia não mostra.

Sei que não é o meu lugar de fala, mas temo muito quando vejo mulheres negras e homens negros se atacando arduamente. Eu como mulher negra não posso enxergar um homem negro apenas com o machismo que intitulamos através do feminismo branco. Um homem negro e um homem branco por mais que ambos tenham um machismo enraizado não são iguais perante a sociedade e por mais que o homem negro ainda esteja acima da mulher negra na pirâmide social o modo  como os outros nos vêem  nos une.

Não é novidade de que a escravidão nos deixou doentes, ao ponto de não nos vermos mais como iguais e ficarmos contra tudo e todos, são milhares as formas que montaram para que não criássemos uma união entre nós. Precisamos quebrar o paradigma da nossa bolha social e abrir a mente para o que seria uma evolução de raça e não só de gênero.

Homens negros estão errando e mulheres negras estão errando quando colocamos nossos gêneros na frente da nossa cor?

Homens negros precisam ser vistos de outra maneira por nós, assim como nós precisamos que eles nos olhem de outra maneira, mas isso é um assunto para o nosso próximo texto, de imediato nossa imagem na sociedade precisa ser mais positiva urgentemente.

Você Também Pode Gostar De