Relacionamento

Como evitar entrar em um relacionamento abusivo?

21 de agosto de 2017

Ultimamente eu tenho acompanhado dezenas de relacionamentos nitidamente abusivos tanto psicologicamente como fisicamente. E eu sempre observei que mesmo isso estando tão claro, ambos não conseguem terminar o relacionamento. E em todos namoros que vi esse abuso enorme eu percebi que todas, exatamente todas as meninas não tinham amor próprio. Óbvio que estar em uma relação abusiva não é culpa da pessoa que não tem amor próprio, mas o amor próprio é algo que te ajuda a não entrar nesse tipo de relação. Eu não sou nenhuma psicóloga mas quando você não consegue ser sozinho na vida, não consegue amar sua própria companhia, não enxerga seus valores e qualidades, possui uma carência sentimental muito grande e acha que ter alguém do seu lado vai te completar e resolver todos os seus problemas, bom, você corre sérios riscos de entrar em uma relação abusiva.

Talvez essas coisas todas estejam fora do seu controle. Eu por exemplo quando comecei a minha adolescência tive aquela necessidade doida de ter alguém que gostasse de mim, então pelo que via das outras meninas, eu precisava chamar a atenção dos meninos de alguma forma. Nem preciso te dizer como foi frustrante né? Eu achava que o foco da minha vida era encontrar alguém, porque eu me sentia incompleta e sozinha mas descobri que a solidão é uma fase em que podemos tirar muito proveito.Você não tem que se preocupar com o medo de ficar sozinha, foque em você e em quem você quer ser primeiro. Foque em ser independente e não tenha como meta na vida apenas arrumar alguém. Isso me fez crescer aprendendo a gostar de mim, eu não sei quantas sextas feiras eu fiquei em casa sozinha assistindo TV e amando minha própria companhia. Já fui pro cinema sozinha, fui comer um lanche sozinha. E isso só me fez bem, acredite.

A verdade é que você precisa se conhecer, precisa saber quem você é, precisa ter certeza do que você mesma gosta e odeia, dos seus traumas e das guerras, você precisa estar bem e completamente feliz com você mesma pra depois acrescentar alguém na sua vida. Eu disse acrescentar e não completar viu? Porque quando queremos alguém que nos complete estamos atrás de pessoas que tampe o nosso buraco, e isso não é certo com você nem com quem vai estar ao seu lado. Ninguém deve ter a responsabilidade de preencher algo que falta em você.

Mas Sté o que isso tem a ver com um relacionamento abusivo?
Quando você se ama o suficiente pra saber que sozinha você estava bem, quando você se conhece e se reconhece como mulher que tem coisas boas e que merece todo o respeito desse mundo, que sabe suas possibilidades e limitações, você não aceita que te tratem com menos. Você não aceita que te prendam em manipulações, você não aceita que brinquem com você e depois te joguem fora e é aí que você foge de pessoas que possuem problemas e colocam todos esses problemas na relação ou melhor, em você. Você não foi feita pra tentar tampar o buraco e a necessidade de alguém.

Você foi feita pra amar e o amor é algo que acrescenta, transborda, te leva pra outro patamar como pessoa, te ensina, te ajuda a trabalhar nos seus medos, nos seus traumas. O amor não vem como alguém que controla, ele deixa livre, ele não vem como alguém que machuca, ele sara, ele não vem como alguém que destrói, o amor reconstrói. Ele não envergonha, ele enaltece, ele não te diminuiu, ele te põe no mais alto pódio, ele não te faz se sentir perdida, ele orienta. Mas você só irá encontrar esse tipo de amor quando você se amar exatamente dessa maneira.
Nisso você estará bem, completa e feliz e vai ter ciência de quem merece ou não estar ao seu lado, ao contrário , você começa a depender de alguém que te oprime e que não te respeita, você começa a esquecer quem você era, esquece seus amigos, esquece que tinha uma vida e sofre, sofre muito ao ponto de pensar que você não vale nada. Porque você sabe o quanto isso é tóxico mas tem medo de ficar sozinha e se você tiver lidado bem com a sua solidão você vai saber quando é melhor voltar pra ela.

Se você já está nisso, recomece, dê uma chance de se conhecer antes de querer conhecer alguém.

Não deixem que mate quem você é, quem nós somos, nossas histórias, nossos amigos … Um amor de verdade nunca irá te pedir pra apagar todas as suas memórias.

 

Compartilhe e comente aqui em baixo 🙂

Você Também Pode Gostar De