Destaque, Papo Cristão

A depressão

6 de abril de 2018

A depressão é uma mulher bonita que te chama pra dançar e depois pisa no seu pé em cada passo. E cada vez que ela sussurra em seu ouvido, você se sente mais próximo das lágrimas.

Quando você deixa ela entrar, ela faz tudo, mas tudo mesmo pra não parecer dar certo, mesmo que esteja dando certo. E tudo vai estar errado, porque você não vai conseguir se contentar com nada: com o seu relacionamento, com sua família, com o seu trabalho e o pior, com você mesmo.  

A maior luta é com você mesmo, sua cabeça não para, seus pensamentos exploram tudo de ruim que você já passou, e te fazem sofrer por antecipação. Ela finge que foi embora no meio da festa, e quando você chega, ela está em casa, te esperando, deitada na sua cama, ela vai tomar conta dos seus pensamentos e você só sentirá dois tipos de coisas: vontade de sumir ou vontade de morrer. Você sente como se as coisas seriam melhores se você não estivesse ali, como se a solução fosse você não existir mais .

Eu fui amiga dela por alguns anos, e quem já foi sabe que ela é grudenta e mesmo quando mandamos ela embora, ela insiste em ficar e aparecer para ver se ainda caímos na dela.

A depressão começa aos poucos, vem aumentando e faz morada na sua mente. Alguns dizem ser demônio, outros dizem ser frescura, mas eu que convivi anos com ela digo com todas as letras que a depressão é um buraco, isso mesmo, um buraco na nossa mente que começa com alguma rachadura pequena, alguma situação, algum trauma… e essa rachadura vai aumentando, vira um buraco pequeno e se não nos cuidarmos vira um abismo sem fim. Tem a ver com espiritualidade, com mente, com vida, com experiências.. qualquer coisa que não esteja sendo bem alinhada na sua vida pode ser uma rachadura a mais para esse buraco.

E como eu aprendi a vencer a depressão? Bom, acredito que foi aceitando as situações ao meu redor.

– Se você tem traumas comece por eles, encare-os, conte a quem você quer contar. Diga ao mundo sua dor, acredite que toda dor fica mais leve quando deixa de ser um segredo. Segredos são pesados demais.

– Depois comece reconhecendo seus erros e aprenda a lidar com eles, por muitas vezes nos mutilamos a vida toda nos culpando por problemas que nós mesmos causamos, e isso nos mata a cada dia. Respire e anote em um caderno tudo que te faz se sentir culpado por essa vida que você leva… leia todas em voz alta e aceite elas como parte de suas experiências e não se castigue mais pelo passado.

– Esqueça o passado, você não vai conseguir seguir em frente se ainda está preso ao passado. O passado é o pior fantasma que podemos ter em nossas vidas. Resolva-o e depois livre-se dele. 

 Não se veja como uma pessoa fraca, muitas pessoas acreditam que isso é uma fraqueza mas a verdade é que só os fortes conseguem enfrentá-la pois não é nada fácil viver com isso

– Deus não vê a depressão como demônios, se fosse realmente isso, não teríamos pastores , grandes homens de Deus com isso. Mas para mim Deus foi um lugar onde me ajudou e muito a me curar, a me sarar, a tirar tudo que estava em oculto… foram momentos entre eu e Ele apenas. Então te convido a trabalhar o seu espiritual, é melhor alimentar o espírito do que nossa carne … e a depressão faz parte do nosso corpo. Então fortaleça o seu espírito.

Eu teria milhares de itens para colocar aqui, e não estou te dizendo que descobri a cura para a depressão. Apenas estou compartilhando com você algumas formas que me ajudaram a lutar contra. Não deixe o conforto da cama te impedir de levantar. A depressão é uma luta diária.

Você Também Pode Gostar De